Dashboard Comercial
. Qual foi o meu faturamento anual? E mensal?
. Qual foi o desempenho mensal de cada vendedor da minha loja?
. Quanto eu costumo faturar com a venda de cada produto?
. Do total de produtos disponíveis, quais eu mais vendi e quais eu menos vendi?
. Em quais meses eu consegui atingir minhas metas?
Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser facilmente respondidas neste projeto, em que buscamos desenvolver um dashboard comercial aplicando os princípios de Business Intelligence .
Clique aqui para acessar o dashboard disponível na versão on-line e explorá-lo para descobrir novos insights.
Este projeto é resultado final do curso “Trilha Express” da plataforma Power BI Experience ministrado pelo Leonardo Karpinski. No curso, trabalhamos conceitos como ETL com Power Query, modelagem de dados e relacionamentos, cálculos com a linguagem DAX, visualização de dados e Power BI Online para publicação e compartilhamento. O dashboard é o fruto da aplicação de todos esses conceitos, essenciais para um Analista de BI.
Estamos trabalhando com Vendas, desse modo selecionamos alguns KPI’s (Indicadores Chave de Desempenho) que consideramos essenciais: Faturamento, Quantidade de Vendas, Ticket Médio e Positivação. A partir desses indicadores, desdobramos nossas análises por meio de diversos filtros e cálculos. Além disso, qualquer loja ou comércio precisa ter acesso a informações de comparação entre Realizado (Vendas) e Planejado (Meta) Essas análises foram realizadas segunda página do dashboard.
O objetivo principal é transformar isso:
Nisso:
Para isso, é sempre bom lembrar dos nossos pilares, isto é, o Pipeline de desenvolvimento ideal para atingir esse tipo de resultado
1-Extração: Obter dados do Banco de Dados
2-Estruturação : Realizar o ETL (Extract, Transform, Load) organização e limpeza dos dados utilizando o Power Query
3-Modelagem : Criar um modelo, Relacionamentos entre Tabelas
4-Cálculos: Linguagem DAX (Criação de medidas)
5-Visuais: Storytelling e apresentação de insights, percepções que se revelam a partir dos gráficos
6-Distribuição: Acesso online
7-Automatização: Atualização automática e programada
Isso tudo só é possível graças a uma modelagem de dados adequada e ao relacionamento entre tabelas fato e tabelas dimensão:
Analisando os Indicadores
FATURAMENTO
- Primeira informação que aparece em nosso Dashboard (nosso olhar é atraído para o lado superior esquerdo) e não por acaso é nossa medida mais importante para diversas outras análises.
A ideia de faturamento pode parecer bem simples: Itens vendidos x Valor unitário. No entanto, é fácil cometer deslizes aqui e comprometer todas as outras análises. Em nosso caso, a melhor saída é utilizar funções iteradoras, a mais comum delas a SUMX( )
Essa função irá iterar por todas as linhas da tabela fVendas, e fazer a multiplicação de ValorUnitario e QtdItens e só então é efetuada a soma linha a linha. Essa lógica é essencial posteriormente quando começarmos a utilizar filtros pois ao filtrar por categorias, a SUMX( ) resulta na soma só da categoria filtrada.
Além disso, a interação entre os diferentes visuais do nosso dashboard permite filtrar e relacionar as informações, seja ao longo do tempo ou mesmo filtrar por Gerente e seus respectivos Vendedores.
Além disso, adicionamos em todos os nossos visuais a opção de Dica de Ferramenta, que permite consultar rapidamente se a meta foi ou não atingida (para isso foi aplicada uma lógica condicional simples) em determinado mês, ou se determinado vendedor atingiu ou não a sua meta.
Quantidade de Vendas
Sem segredos aqui. Para saber quantas vendas realizei preciso contar as Notas Fiscais com números distintos, únicos.
Ticket Medio
O Valor Medio de cada Venda, ou seja, o quanto eu costumo faturar com a venda de cada produto.
O gráfico de barras permite identificar claramente o Ticket Médio por cada Grupo de Produto. Adicionamos também a funcionalidade de, ao clicar sobre um grupo de produto, detalhar aquele grupo por Nota Fiscal.
Positivação
Do total de produtos disponiveis que posso vender, quais eu mais vendi e quais eu menos vendi? Esse indicador é calculado através da contagem dos códigos distintos dos produtos.
Inteligência de Tempo
Os dados fazem mais sentido quando temos algum parâmetro de comparação. Desse modo, comparar os valores com o mesmo período no ano anterior, ou no mês anterior (depende muito do contexto e das necessidades do cliente.) É um dos melhores indicadores quando estamos falando sobre vendas.
Abaixo um exemplo de como criamos nossa medida da Quantidade de vendas “Year over Year” usando a função “SAMEPERIODLASTYEAR( )”:
Com essa medida podemos, ao filtrar os dados para um ano em específico, podemos visualizar nos cartões principais se os indicadores tiveram um aumento com uma queda em relação ao ano anterior.
Faturamento x Meta
Por fim, na segunda página do dashboard, apresentamos alguns comparativos entre faturamento e Meta. O gráfico de colunas permite identificar claramente uma grande dificuldade em atingir as metas propostas. No recorte abaixo, é possível identificar que os únicos meses em que isso ocorreu foram Janeiro de 2018 e Setembro de 2018.
Além disso, a árvore hierárquica é uma ferramenta extremamente dinâmica para identificar as relações entre meta e faturamento, no exemplo abaixo podemos identificar a mesma conclusão da análise do gráfico de barras, porém de forma muito mais prática e podendo ainda destrinchar as comparações por Supervisor.
O objetivo deste artigo foi elucidar um pouco o raciocínio do desenvolvimento do projeto e apresentar as vantagens das escolhas de certos visuais e gráficos.
Para mais análises como essa, não deixe de me acompanhar e se conectar comigo no LinkeIn.
Até a próxima!